Uma das maiores dificuldades de quem escreve é encontrar “erros” no próprio texto. E, geralmente, não encontra porque ninguém coloca defeitos naquilo que faz. Não é mesmo?
Vou compartilhar com você algumas dicas importantes que podem te ajudar na hora de corrigir o seu texto.
- Releia o texto no outro dia.
Nosso olho fica viciado quando escrevemos, então é melhor reler e revisar em outro dia, pois assim dará tempo de esquecermos um pouco do texto para encontrarmos os “erros”. Isso tudo, claro, se tiver prazo para a execução do job.
- Se o texto estiver no Word, passe o corretor ortográfico, mas ATENÇÃO: ele não substitui o trabalho do revisor.
Quem não tem cão, caça com gato, né?
O corretor ortográfico do Word vai te ajudar com aquele acento ou aquela vírgula que você esqueceu de colocar, mas o trabalho pesado será por sua conta, tá?
- Ao reler, procure as repetições de palavras.
Temos algumas manias ao escrever, uma delas é repetir desnecessariamente as palavras. Já leia com o objetivo de encontrá-las para depois retirá-las do texto e/ou fazer as substituições. Já aproveite e olhe se todas estão adequadas ao contexto.
- Verifique se há erros de digitação.
E cuidado: o Word e o nosso cérebro deixam passar alguns erros de digitação. Por isso, é importante ler atentamente cada palavra.
Dica: ler em voz alta também é uma boa estratégia.
- Tenha sempre um dicionário em mãos ou aberto no navegador.
Muita gente adora encher o texto com um monte de palavras complicadas que ninguém sabe o significado. Para evitar esse tipo de situação é bom consultar o dicionário. Aqui no blog tem um artigo sobre os dicionários on-line que eu uso – todos de graça.
Fazendo este checklist, com certeza, você produzirá textos melhores.